terça-feira, 8 de junho de 2010

MEUS LIVROS

BRASIL SURREALISMO SERTANEJOS SIM SINHÔ!
O LIVRO FOTOJORNALISMO, DO GILMAR LINHARES QUE DIFUNDE A SOLIDARIEDADE, E RELATA COM CLAREZA EM FOTOGRAFIAS E COMENTÁRIOS A VIDA DESOLADA DO POVO SERTANEJO.

Originalidade da terra Sertaneja

Espaços ecológicos e impactos da semi-aridez
EXISTEM NA AMÉRICA DO SUL três grandes áreas semi-áridas: a região Guajira, na Venezuela e na Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul, que envolve muitas nuanças de aridez ao longo de Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste seco do Brasil, província fitogeográfica das caatingas, onde dominam temperaturas médias anuais muito elevadas e constantes. Os atributos que dão similitude às regiões semi-áridas são sempre de origem climática, hídrica e fitogeográfica: baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais, irregularidade no ritmo das precipitações ao longo dos anos; prolongados períodos de carência hídrica; solos problemáticos tanto do ponto de vista físico quanto do geoquímico (solos parcialmente salinos, solos carbonáticos) e ausência de rios perenes, sobretudo no que se refere às drenagens autóctones.
Conhecer mais adequadamente o complexo geográfico e social dos sertões secos e fixar os atributos, as limitações e as capacidades dos seus espaços ecológicos nos parece uma espécie de exercício de brasilidade, o germe mesmo de uma desesperada busca de soluções para uma das regiões socialmente mais dramáticas das Américas. O Nordeste seco possui uma área total da ordem de 700 mil km2, onde vivem 23 milhões de brasileiros - entre os quais, quatro milhões de camponeses sem terra - marcados por uma relação telúrica com a rusticidade física e ecológica dos sertões, sob uma estrutura agrária particularmente perversa. É uma das regiões semi-áridas mais povoadas entre todas as terras secas existentes nos trópicos ou entre os trópicos, segundo uma apreciação de Jean Dresch (comunicação oral).
Isoladamente, o conhecimento de suas bases físicas e ecológicas não tem força para explicar as razões do grande drama dos grupos humanos que ali habitam. No entanto, a análise das condicionantes do meio natural constitui uma prévia decisiva para explicar causas básicas de uma questão que se insere no cruzamento dos fatos físicos, ecológicos e sociais. Nenhuma solução ou feixe de soluções dirigidas para a resolução dos problemas do Nordeste brasileiro poderá abstrair o comportamento do seu meio ambiente, inclusive no que diz respeito à fisiologia da paisagem, aos tipos de tecidos ecológicos e à utilização adequada dos escassos recursos hídricos disponíveis.
São muitos os fatos que respondem pela originalidade fisiográfica, ecológica e social dos sertões secos, região paradoxal em relação aos demais tipos de espaços geográficos do mundo subdesenvolvido. O grau de diferenciação de seus espaços econômicos e sociais é inegavelmente baixo.



GILMAR LINHARES
http://www.vagalume.com.br/gilmar-linhares/
https://www.facebook.com/linharesdvl

UM POETA SOLIDÁRIO!

http://www.glinhares.blogspot.com/

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/gilmarlinhares (Meus Livros)
http://violeirosdobrasil.ning.com/profile/gilmarlinhares (Músicas e fotos)



CAPAS DOS LIVROS E LETRAS



LIVRO VIDA AMDA,VIDA AMARGAPOBRES NORDESTINOS












FLORA DOS REÚS
(Gilmar Linhares)
Quem quisera que você fosse minha
não me deixasse
e me dera seu amor como rainha
Pão teu retrato
ainda estou como um peixe fora d’água
e sofrendo como o teu amor cruel
Por fim
Eu e você, você o fel
Não libero o meu pobre coração
Sendo um cárcere nos castigos que nos deus
Assim
Você e eu, flora dos réus
Desespero-me por força das angustias
Não preocupar-te
Só sentiste remoço dos meus erros
Há de falar-me
Nos meus sonhos tens um vício rotineiro
Que é pensar e pensar sem solução
Em mim
Nos dois ali não há razão
Toda calma tem limite chega o dia
Deixaremos todo amor, ou compaixão
Enfim
Vai transtornar uma nação
Por fim
Você e eu fora do céu
Enfim
Vai transtornar meu coração.


LIVRO LETRAS DA VIDA

LOVE

(Linhares)



Love every people Every people, every people Every people, every people Every sky is blue Love every people For the race, for the charm Do have force, and the faith? Every people Your your spirit instinct Life and death, to want Love every people Be a garbage, be poor Be the blue blood... Every people Be gods, be white Live the black nagô... Love all Indian Once all Indian In your song it is only one... The children Where the hunger the slaughter It is a case terror Love the nature In the certainty of the beauty, As everything that there is... All of the men As the man of the field That he/she produces to eat.


LIVRO SERTÃO SÃO JOÃO


http://www.vagalume.com.br/gilmar-linhares/